Reservas
+55 73 3268-8500
Reservas
reserva-pataxo-da-jaqueira-porto-seguro-3

Conheça a reserva indígena Pataxó da Jaqueira

Visitar uma aldeia indígena é um desejo comum aos viajantes mais curiosos, fãs de história e que desejem conhecer as raízes e origens do Brasil. O que pouca gente sabe é que é possível esticar uma viagem pela paradisíaca Porto Seguro, na Bahia, e transformá-la em um passeio incrível por uma reserva indígena. Lá, o visitante terá uma imersão cultural completa na cultura, na história e nos costumes dos índios Pataxós, uma das mais fascinantes tribos tradicionais do país.

  • reserva-indigena-pataxo-da-jaqueira-1

Saiba mais sobre a tribo indígena dos Pataxós

Os pataxós constituem um povo indígena tradicional muito alegre, receptivo e hospitaleiro. Hoje, dominam e se expressam predominantemente em português, mas também preservam de forma muito bonita seu idioma materno, a língua maxacali. Há uma preocupação em ensinar o maxacali para crianças e adolescentes em idade escolar, para que a tradição do povo não se perca com o passar das gerações. A maior parte dos nativos dessa tribo - cerca de 5 mil, dos quase 12 mil registrados no Brasil todo - vivem em uma área indígena demarcada. Trata-se da Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, localizada ao sul da Bahia, pertinho da paradisíaca Porto Seguro. É ali que os Pataxós abrem os braços e as portas para receberem visitas em seu lar, propondo-se a transmitir um pouco de sua cultura, história, costumes, hábitos e legado para os turistas curiosos que também estejam de braços abertos para eles.

  • reserva-indigena-pataxo-da-jaqueira-2

Onde fica a comunidade indígena Pataxó

O trajeto para quem já está desfrutando das belezas de Porto Seguro é curto - são apenas 12km entre a cidade turística baiana e a reserva indígena dos Pataxós. O local é encantador, composto por 827 hectares e em zona de Mata Atlântica, com toda a magia da fauna e da flora típicas desse bioma natural brasileiro. A reserva existe desde 1º de agosto de 1998, fundada pelas irmãs Nitinauãn, Naiara e Jandaia, três mulheres fortes e incríveis que lutaram arduamente pela preservação da floresta e das tradições sociais e religiosas de seu povo. De lá para cá, a Reserva Pataxó da Jaqueira já recebeu uma infinidade de visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo, encantados pela hospitalidade dos Pataxós e pelo modelo de turismo sustentável que é a aldeia, reconhecida internacionalmente por esse mérito. Os Pataxós, por sua vez, amam o lugar em que vivem e o consideram solo sagrado.

Passeio em tribo indígena

O passeio pela tribo Pataxó começa com o translado saindo diretamente do Hotel Quinta do Sol logo pela manhã ou após o almoço, de acordo com o pacote e as comodidades escolhidas pelo visitante. Um veículo especialmente designado para esse passeio levará o visitante até o Portal da Reserva, a grande entrada da reserva indígena Pataxó.

  • reserva-pataxo-da-jaqueira-porto-seguro

Lá, os índios Pataxós receberão os visitantes da maneira tradicional, de acordo com as recomendações de suas tradições, dando ao visitante um gostinho da cultura dos Pataxós. Em seguida, os turistas serão levados para uma palestra interativa, em que os Pataxós explicarão um pouco mais de sua história, seus costumes, hábitos, religião, tradições e festividades, tudo com muita interação e participação da plateia.

  • reserva-pataxo-da-jaqueira-porto-seguro-3

Depois, é importante que os visitantes vão preparados com calçados e vestimentas adequados, porque serão guiados através de uma caminhada leve e tranquila pela mata, em que serão acompanhados por índios que darão instruções interpretativas sobre o terreno, solo, flores, árvores, frutos silvestres, animais e outros segredos milenares de interpretação das florestas, descobertos e desenvolvidos pelos ancestrais dos Pataxós e passados de geração a geração.

  • DSC_1838

Em seguida, os turistas serão direcionados para uma experiência única de demonstração de armas e armadilhas usadas pela tribo, incluindo um exclusivo lançamento de arco e flecha. Os visitantes também poderão desfrutar de uma agradável degustação de peixe fresquinho preparado e servido na folha de patioba com farinha de puba - prato e preparo típicos dos Pataxós.

  • DSC_1828

Além disso, os turistas poderão participar de uma demonstração do ritual Awê, uma das festividades mais tradicionais do povo Pataxó. Nela, o canto tem uma importância divina. Também há muita música e dança típicas, com integração dos visitantes e a participação total dos turistas durante a comemoração. Quem estiver disposto também poderá se aventurar com as opcionais pinturas corporais Pataxó, que tem uma profunda importância cultural para esse povo indígena,

  • DSC_1680

Há opções de pacote com almoço e pernoite, confira em nosso site para descobrir valores e como fazer sua reserva. Você também pode adquirir separadamente a opção de se aventurar pelas trilhas do local, que são um passeio turístico indispensável daquela localidade. Aproveite também a comodidade de reservar seu passeio pelo site do Quinta do Sol Praia Hotel e garanta um grande desconto exclusivo na aquisição de qualquer passeio turístico. Venha visitar os Patajós, viajar e conhecer. A sua vida acontece agora!

Há opções de pacote com almoço e pernoite, confira em nosso site para descobrir valores e como fazer sua reserva. Você também pode adquirir separadamente a opção de se aventurar pelas trilhas do local, que são um passeio turístico indispensável daquela localidade. Aproveite também a comodidade de reservar seu passeio pelo site do Quinta do Sol Praia Hotel e garanta um grande desconto exclusivo na aquisição de qualquer passeio turístico. Venha visitar os Patajós, viajar e conhecer. A sua vida acontece agora!

Outros dos Melhores Passeios de Porto Seguro - Bahia
  • passeio-recife-de-fora-em-porto-seguro-bahia.jpg

    Já ouviu falar no passeio para o Parque Marinho de Recife de Fora? É o programa favorito entre os turistas que visitam Porto Seguro. Quer saber mais?

  • mergulho-autonomo-em-porto-seguro-bahia.jpg

    Já pensou que sonho dar um mergulho em Porto Seguro, com direito a equipamento e instrutor? Saiba mais sobre este passeio. Acesse agora!

  • passeio-turistico-praia-do-espelho-em-porto-seguro.jpg

    Conheça a Praia do Espelho, classificada por turistas como uma das dez praias mais lindas do Brasil. Confira!

  • quadrado-de-trancoso-em-porto-seguro-bahia.jpg

    Praias paradisíacas, um centro histórico charmoso e festas com gente do mundo todo. Essa é a atmosfera de Trancoso, cidade turística baiana.

  • praia-de-pitinga-em-arraial-d-ajuda.jpg

    Venha conhecer um pouco mais deste famoso vilarejo de Porto Seguro que já conquistou artistas nacionais e internacionais. Confira já!

  • parque-marinho-do-recife-de-coroa-alta-santa-cruz-de-cabralia.jpg

    O Parque Marinho de Coroa Alta é um paraíso natural composto por belíssimos fragmentos de corais e um mar com uma cor de tirar o fôlego!

  • city-tour-em-porto-seguro-bahia.jpg

    Gosta de história e sempre quis saber tudo sobre o descobrimento do Brasil? Então conheça a Rota do Descobrimento em Porto Seguro neste artigo!

  • eco-parque-aquatico-arraial-d-ajuda-porto-seguro-bahia.jpg

    Imagine um parque aquático com toboágua, rios, arvorismo, tirolesa e piscina com ondas em um paraíso natural. Imaginou? Agora que tal vir conhecer?

  • passarela-do-descobrimento-porto-seguro-bahia.jpg

    Se você ainda não sabe o que fazer em Porto Seguro a noite, não perca tempo e agende o By Night na Passarela do Descobrimento!

  • passeios-radical-em-porto-seguro.jpg

    Quer fazer um passeio radical em Porto Seguro, mas ainda não sabe qual? Conheça as melhores opções de roteiro com quadriciclo e muita diversão!

Fechar