Reservas
+55 73 3268-8500
Reservas
pontos-turisticos-porto-seguro-50

Praias de Trancoso

Olhando no mapa, logo depois da Praia do Taípe em Arraial d’Ajuda, começam as praias de Trancoso, em Porto Seguro - Bahia. A primeira, mais ao norte, é a Praia do Rio da Barra, seguida da Praia dos Nativos, Praia dos Coqueiros, Praia do Rio Verde, Praia de Itapororoca e Ponta de Itaquena.


  • trancoso-porto-seguro-bahia-28

A Praia do Rio da Barra fica a apenas 2km do centro histórico (caminhando) e é visitada por nativos e turistas que buscam de sossego nesta paisagem de lagoas, falésia, mar calmo e sombra dos coqueiros. Já a Praia dos Nativos, apesar do nome, é cheia de turistas. Afinal, é a mais próxima da vila! Como o rio Trancoso deságua neste mar, dependendo da maré formam-se deliciosas lagoas perfeitas para banho. Há também diversos beach clubs com opções de bebidas e petiscos, pufes e sofás de praia, sombreiros e DJ com música eletrônica, que proporcionam festas animadas durante o dia na alta temporada.

Baladas Litorâneas

Para quem gosta de badalação, a Praia de Coqueiros em Trancoso também é uma alternativa. A apenas 15 minutos a pé do Quadrado, ela recebe excursões e conta com muitas barraquinhas e quiosques de bebidas, petiscos, água de coco e frutos do mar, como a do Jonas. É também neste encantador pedaço do litoral baiano que fica o Café de La Musique em Trancoso.

  • cafe-de-la-musique-trancoso-bahia (4)

O mar de Coqueiros é azul turquesa, com águas calmas e cheias de recifes, os quais ficam aparentes principalmente na maré seca. Como o próprio nome já diz, uma enorme faixa de coqueiros se estende pela praia, garantindo o visual esverdeado e a sombra refrescante sob o sol da Bahia.

  • trancoso-porto-seguro-bahia-28

A Praia do Rio Verde é o destino de quem busca infraestrutura sofisticada, com beach clubs, música ao vivo e boa gastronomia, mas com menos movimento do que em Nativos e Coqueiros. Rio Verde fica a aproximadamente 15 minutos a pé da praia dos Coqueiros e tem um mar agitado, que atrai surfistas e praticantes de esportes aquáticos, especialmente nos meses de inverno.

  • praia-dos-coqueiros-trancoso-porto-seguro-bahia

Paraísos para turistas

A Praia de Itapororoca e a Ponta de Itaquena são paraísos acessíveis apenas para aqueles bravos visitantes com disposição para longas caminhadas. A primeira fica a cerca de 1 hora a pé da Praia do Rio Verde, e a segunda a aproximadamente 1h30. Ponta de Itaquena, além da beleza natural, é uma Área de Preservação Ambiental onde ocorre a desova de tartarugas. Por isso, seu acesso é restrito para carros. Ela ocupa uma área extensa, e durante a maré baixa seus recifes ficam visíveis e também aparecem as piscinas naturais.

  • trancoso-bahia-1

Por fim, na região também está uma das mais belas praias no litoral brasileiro: a Praia do Espelho, que fica entre Trancoso e Curuípe. Como o próprio nome diz, um fenômeno maravilhoso ocorre por ali quando a maré se estabiliza e as águas calmas refletem a imensidão do céu azul em cada detalhe. Abaixo deste reflexo, outra magia toma lugar. A água cristalina revela o recife de corais repleto de fauna e flora marinhas. Já nas noites de lua cheia, o reflexo fica prateado e se torna um mar de estrelas. Tudo isso em um ambiente com infraestrutura, barraquinhas e restaurantes.

  • praia-do-espelho-porto-seguro-bahia-47

Com este cenário de belezas naturais, calor o ano inteiro, boa gastronomia e charme singular, Trancoso é também um famoso destino de festas de casamento. As praias de Coqueiros, Nativos e Rio Verde são as mais procuradas, principalmente os resorts e beach clubes como o Café de La Musique, Uxua, Villa Trancoso e Estrela d’Água. Mas devido ao aumento da ´rpcira por cerimônias na região, é aconselhável planejar-se com antecedência e reservar as datas.

Centrinho e vida noturna

Depois de um dia de muito sol, mergulho, caminhadas e sossego, o final da tarde é o melhor horário para conhecer o centro histórico de Trancoso. Como boa parte do comércio local só abre após às 17h, conhecer o entorno do Quadrado durante o dia pode ser um pouco vazio.

  • trancoso-porto-seguro-bahia-8

Semelhante a todo povoado português, este vilarejo cresceu em torno da praça central, onde está a Igreja de São João Batista, cercada de um quadrado de casas coloridas. A Igreja do Quadrado de Trancoso, construída em 1656, é simples e extremamente charmosa. Como era o costume na época, ela fica de costas para o mar, e logo atrás da construção há um mirante com uma das mais belas vistas da região. A igreja é aberta para visitação, mas não é permitido entrar com roupas de banho.

  • trancoso-bahia-39

Enquanto parte do casario colorido ainda é habitado por moradores locais, outra parte é atualmente ocupada por lojas de artesanato, restaurantes, bares, cafés, boutiques de grife, etc. Quando o sol se põe e as luzes da cidade são acesas, esta região torna-se o “point” onde todos se encontram. No centrinho do distrito não circulam carros, então visitantes e nativos passeiam a pé pelas calçadas do Quadrado. É possível desfrutar da típica culinária baiana e também da gastronomia internacional. Durante a temporada, todas as casas abrem e há festa para todos os gostos, como o forró no São Brás, as bandas do Bom Bar ou a música eletrônica no Fly Beach Club.

  • trancoso-bahia-40

Ao final do passeio, se apenas um dia não for suficiente para você desfrutar de todas as maravilhas que Trancoso pode oferecer, o vilarejo e as praias paradisíacas estarão te esperando para um segundo ou terceiro dia, e também pelas próximas férias!

Outros dos Melhores Passeios de Porto Seguro - Bahia
  • passeio-recife-de-fora-em-porto-seguro-bahia.jpg

    Já ouviu falar no passeio para o Parque Marinho de Recife de Fora? É o programa favorito entre os turistas que visitam Porto Seguro. Quer saber mais?

  • mergulho-autonomo-em-porto-seguro-bahia.jpg

    Já pensou que sonho dar um mergulho em Porto Seguro, com direito a equipamento e instrutor? Saiba mais sobre este passeio. Acesse agora!

  • passeio-turistico-praia-do-espelho-em-porto-seguro.jpg

    Conheça a Praia do Espelho, classificada por turistas como uma das dez praias mais lindas do Brasil. Confira!

  • praia-de-pitinga-em-arraial-d-ajuda.jpg

    Venha conhecer um pouco mais deste famoso vilarejo de Porto Seguro que já conquistou artistas nacionais e internacionais. Confira já!

  • parque-marinho-do-recife-de-coroa-alta-santa-cruz-de-cabralia.jpg

    O Parque Marinho de Coroa Alta é um paraíso natural composto por belíssimos fragmentos de corais e um mar com uma cor de tirar o fôlego!

  • city-tour-em-porto-seguro-bahia.jpg

    Gosta de história e sempre quis saber tudo sobre o descobrimento do Brasil? Então conheça a Rota do Descobrimento em Porto Seguro neste artigo!

  • eco-parque-aquatico-arraial-d-ajuda-porto-seguro-bahia.jpg

    Imagine um parque aquático com toboágua, rios, arvorismo, tirolesa e piscina com ondas em um paraíso natural. Imaginou? Agora que tal vir conhecer?

  • reserva-indigena-pataxo-da-jaqueira-em-porto-seguro.jpg

    Conheça a Reserva Pataxó da Jaqueira, uma reserva indígena com paisagem de tirar o fôlego e imersão cultural fascinante.

  • passarela-do-descobrimento-porto-seguro-bahia.jpg

    Se você ainda não sabe o que fazer em Porto Seguro a noite, não perca tempo e agende o By Night na Passarela do Descobrimento!

  • passeios-radical-em-porto-seguro.jpg

    Quer fazer um passeio radical em Porto Seguro, mas ainda não sabe qual? Conheça as melhores opções de roteiro com quadriciclo e muita diversão!

Fechar