Reservas
+55 73 3268-8500
Reservas
artesanato-coroa-vermelha

Conheça o que Coroa Vermelha tem de Melhor!

O sul da Bahia é cheio de lugares lindos, paradisíacos, encantadores e inesquecíveis. Sol por longos períodos do ano, céu azul, recifes, corais, mares transparentes, peixes coloridos e diferentes dos que habitam outras praias do Brasil, areias fofas e branquinhas. Santa Cruz Cabrália não é uma exceção - também é linda, muito rica em fauna, flora e belezas naturais em geral, e vale a visita só pelo seu visual. Entretanto, a região possui um encanto extra.

  • pontos-turisticos-porto-seguro-22

Foi ali, naquela região, que começou a história do país. Isso porque sabe-se, comprovadamente, que aquele foi o ponto em que a expedição de Pedro Álvares Cabral atracou seus navios e desembarcou em 22 de abril de 1500. O ponto exato em que isso aconteceu foi onde se encontra a praia de Coroa Vermelha, que fica a 8km de Santa Cruz Cabrália e a 17km de Porto Seguro – o equivalente a um trajeto de cerca de meia hora de carro. Foi ali também que foi celebrada a primeira missa da história do Brasil, e, atualmente, uma cruz demarca o local desse evento como um marco simbólico.

Hoje, além da carga histórica, Coroa Vermelha também reúne uma série de pontos turísticos e opções de lazer para que os turistas tenham uma experiência inesquecível.

Passeio em Santa Cruz Cabrália

Um dos diferenciais de Santa Cruz Cabrália é sua paisagem, que, além das belezas naturais, também tem uma pitada de história. Além do céu azul, areia fofa e mar lindíssimo, a cidade também possui uma arquitetura rústica que funciona como uma viagem no tempo. A Cidade Histórica, por exemplo, conta com um conjunto de construções que datam dos séculos XVII e XVIII, entre eles a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que fica em um dos pontos mais altos da cidadezinha, garantindo uma vista belíssima e ideal para tirar belas fotografias. Outro ponto turístico interessante é a cadeia, que conta com as grades originais e alguns objetos e artefatos da época. Passeio recomendado para quem é fã de história do Brasil ou deseja saber um pouco mais sobre as origens do país!

Dia em Coroa Vermelha

Ainda na pegada histórica, Coroa Vermelha é um ponto turístico muito especial nesse sentido. A praia de Coroa Vermelha foi palco do descobrimento do Brasil, e isso ecoa em todos os cantos do local. Há uma cruz simbólica que demarca o exato lugar em que aconteceu a primeira missa do país, que ainda se chamava Ilha de Santa Cruz, celebrada pelo bispo português Henrique de Coimbra em 6 de maio de 1500, um domingo. O evento religioso foi eternizado em uma das cartas de Pero Vaz de Caminha, que conta que Pedro Álvares Cabral também estava presente.

  • DSC07037

Além dos aspectos históricos, Coroa Vermelha se destaca pela tranquilidade em todos os sentidos. A praia tem uma circulação de turistas muito menor em relação a outros locais da região. O mar segue a mesma atmosfera, com águas muito tranquilas na maior parte do ano. Também há a formação de piscinas naturais no local, que são ideais para banhos e mergulhos com snorkel.

O que fazer em Coroa Vermelha?

Fora toda sua vibe histórica, Coroa Vermelha também tem outras modalidades de diversão para a família toda. A praia de Coroa Vermelha é, na região e seus arredores, uma das que conta com o maior número de barracas. As barracas, comuns em todo o litoral sul da Bahia, oferecem uma estrutura de lazer e diversão aos turistas. A maior parte delas serve quitutes e porções de frutos do mar. Se for passar pela região, não deixe de procurar as patas de caranguejo, que são deliciosas, de alta qualidade e alguns dos destaques de Coroa Vermelha. O trecho próximo a cruz simbólica, que demarca com exatidão o local em que ocorreu a missa celebrada por Henrique de Coimbra, também é cheio de hotéis e pousadas, onde existe, além de muita hospitalidade e atendimento de qualidade, uma série de restaurantes maravilhosos que são abertos também ao público que não está hospedado nesses ambientes.

  • passeio-turistico-coroa-vermelha

Coroa Vermelha também é um excelente lugar para comprar presentes, decorações e souvenirs da viagem. Não são poucas as lojas e barraquinhas de artesanatos. A maior parte dos itens e objetos artesanais é produzido pela tribo dos índios Pataxós, que residem na Reserva Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro, que também é uma referência nacional em ecoturismo e está aberta ao público mediante reservas e excursões. O Quinta do Sol Praia Hotel, localizado em Porto Seguro, oferece alguns pacotes especiais para realização de passeios na aldeia indígena.

Passeio em pontos históricos em Santa Cruz Cabrália

Para quem curte passeios históricos, o Quinta do Sol Praia Hotel, em Porto Seguro, também oferece alguns passeios e condições especiais. Um deles, oferecido pela agência de turismo exclusiva do hotel, é o popular Rota do Descobrimento, um pacote de viagem único na região.

  • pontos-turisticos-porto-seguro-58

O diferencial do itinerário, que inclui translado saindo da porta do hotel logo nas primeiras horas da manhã, é a rota por todos os principais pontos da história do descobrimento do Brasil. Muitos deles ficam na região de Santa Cruz Cabrália. A praia de Coroa Vermelha, como marco zero do descobrimento do país, logicamente não podia ficar de fora. De acordo com as opções feitas pelo cliente, também é possível incluir refeições no pacote. O passeio é ideal para famílias, especialmente aquelas que contam com crianças e adolescentes que, em idade escolar, terão uma rica experiência cultural que agregará muito aos conteúdos que estão sendo estudados na escola.

  • pontos-turisticos-porto-seguro-57
  • memorial-da-epopeia-do-descobrimento-em-porto-seguro-bahia-1

Se interessou? Faça a reserva de seu hotel direto em nosso site e ganhe 10% de Desconto em todos os Passeios Puríticos.

Outros Lugares Imperdíveis de Porto Seguro
  • passarela-do-descobrimento-porto-seguro-bahia-1.jpg
  • praia-de-pitinga-arraial-d-ajuda-1.jpg
  • quadrado-de-trancoso-em-porto-seguro-bahia.jpg
Fechar