Reservas
+55 73 3268-8500
Reservas
cidade-historica-porto-seguro-bahia

História de Porto Seguro

É por causa de Porto Seguro que o Brasil tornou-se conhecido como a terra tupiniquim, população indígena que habitava a região quando os primeiros portugueses desembarcaram de suas caravelas em solo sul-americano no ano de 1500.

Nesta área foi erguido o primeiro núcleo habitacional do país, em 1535. Até então, o rei de Portugal estava mais interessado nas rotas comerciais orientais e apenas nesta época decidiu olhar para oeste e investir nas novas terras descobertas por Cabral décadas antes.

  • memorial-da-epopeia-do-descobrimento-em-porto-seguro-bahia-1

Muitas construções erguidas neste momento continuam bem conservadas, e é por isto que o centro histórico de Porto Seguro é uma visita imprescindível para qualquer amante da história do Brasil e da época das grandes navegações. Todo o centro histórico é, na verdade, considerado como Patrimônio Histórico Nacional desde 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e é também reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade desde 2000.

Descobrindo a região onde o Brasil começou

Porto Seguro respira história, e assim que o visitante chega ao centro histórico, na parte alta da cidade, sente-se como se tivesse entrado em uma máquina do tempo. Há monumentos, como o Marco do Descobrimento, que estão lá há mais de 500 anos e podem ser observados nos mínimos detalhes. Vale a pena visitar a área tanto durante o dia, quando as construções estão abertas para visitação, quanto à noite, quando podem ser vistas de fora sob o efeito de uma iluminação especial e também da luz da lua e das estrelas.

  • cidade-historica-porto-seguro-28

Você logo vai perceber que não faltam igrejas para apreciar. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, por exemplo, é a primeira do país dedicada à padroeira da cidade e abriga um acervo de imagens sacras dos séculos passados. Há também a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia e a Igreja de São Benedito, esta última erguida pelos jesuítas.

  • pontos-turisticos-porto-seguro-55

Pouco adiante está a Casa da Câmara e Cadeia, uma das mais belas construções do centro, onde atualmente funciona o Museu do Descobrimento. A região também apresenta diversos casarios coloniais, todos muito coloridos e charmosos, onde moradores de Porto Seguro vivem em residências tombadas pelo IPHAN.

  • passeio-rota-do-descobrimento-de-porto-seguro-cidade-historica-memorial-do-descobrimento-2

Para quem gosta das narrativas sobre as grandes navegações, a dica é o Memorial Epopéia do Descobrimento, que fica na praia do Cruzeiro. Além de um parque de plantas nativas e de um pequeno museu, o tour leva o visitante para uma oca indígena Pataxó e para passear dentro de uma réplica em tamanho real da embarcação que Cabral e sua tripulação utilizaram na viagem até Porto Seguro em 1500. O passeio é feito com um guia local de Porto Seguro da tribo Pataxó.

  • memorial-da-epopeia-do-descobrimento-em-porto-seguro-bahia-4

Para aproveitar ainda mais a visita pela parte antiga da cidade existe um passeio guiado pelos principais lugares da história do descobrimento do Brasil: a “Rota do Descobrimento”. Nele, o visitante é levado até alguns dos principais pontos turísticos de Porto Seguro, que inclui toda a cidade histórica, o Memorial do Descobrimento, a Coroa Vermelha e a igreja onde foi rezada a primeira missa do Brasil. Para garantir a reserva, informe-se em uma agência de viagem em Porto Seguro ou no Hotel Quinta do Sol.

Melhores atrações em Porto Seguro Bahia

Além de toda essa carga cultural e histórica, há também uma ampla variedade de passeios turísticos em Porto Seguro, Bahia, como conhecer algumas das mais belas praias do nordeste, aprender sobre a cultura indígena e o desenvolvimento sustentável na Reserva da Junqueira, andar de escuna e mergulhar nas piscinas naturais que se formam em alto mar no Parque Marinho Recife de Fora, fazer aulas de dança nos complexos de praia como o Tôa Tôa e o Axé Moi, pegar a balsa até Arraial d’Ajuda para conhecer o vilarejo e o Eco Parque, entre outros. Ou seja, não faltam opções do que fazer em Porto Seguro.

Para começar o dia, a dica é visitar as melhores praias de Porto Seguro. Para quem gosta de beleza natural e agito, a Praia de Taperapuan é o destino ideal. A apenas 3km do Hotel Quinta do Sol, na Orla Norte, Taperapuan reúne os mais badalados beach clubs da região, como o Axé Moi, o Barramares e o Tôa Tôa.

  • DSC_8558

Nestes locais a diversão é garantida com os shows, aulas de dança, espetáculos de humor, atividades e animadores para as crianças, além de muita gastronomia, petiscos e bebida, tudo isso sem perder o mar de vista. Os espaços ainda contam com estacionamento e toda a infraestrutura para o visitante aproveitar as suas férias.

  • pontos-turisticos-porto-seguro-70

Mas nem só de agito vive Taperapuan. A extensa orla apresenta também pontos menos movimentados, onde o turista que busca sossego irá entrar em contato com a beleza deste lugar de mar calmo e areias brancas.

Um pouco adiante, a Praia da Ponta Grande oferece belas paisagens para apreciar e fotografar. Além de agradável, é também passagem obrigatória para quem vai a Coroa Vermelha.

  • praia-muta-portos-seguro-bahia-49

Já nas proximidades do centro de Porto Seguro tem a Praia do Cruzeiro, pouco frequentada pelos turistas e onde as águas do rio Bunharém se encontram com o mar. Já a Praia de Curuípe é ideal para mergulho nas piscinas naturais que se formam durante a troca de marés e tem o Melhor Hotel em Porto Seguro. A Praia do Mundai é a escolha dos nativos e também de motorhomes, por ser tranquila e dispor de barraquinhas que garantem música ao vivo e boa alimentação à sombra dos coqueiros. Esta região é ideal para famílias e também para casais que pretendem passar a Lua de mel em Porto Seguro.

Dicas de viagem

Na região faz calor o ano todo. Porém, enquanto no verão as temperaturas costumam passar dos 40ºC, o inverno é mais ameno.

O Réveillon em Porto Seguro é bastante agitado e badalado, com diversas opções de festas para curtir na noite da virada e shows com artistas nacionais e internacionais. O Carnaval em Porto Seguro também é uma festa singular e animada. Por isso, nestes dois momentos os melhores hotéis em Porto Seguro costumam ficar indisponíveis, e é aconselhável planejar-se com antecedência para garantir o seu lugar!

Mas se você não faz questão de conhecer a região na alta temporada, fique ligado nas promoções para Porto Seguro durante o ano. Na baixa temporada, é possível encontrar pacotes de hotel e os melhores passeios turísticos de Porto Seguro Bahia com ótimos preços.

O principal acesso à cidade é pelo Aeroporto Internacional BPS de Porto Seguro ou pela BR-101 e BR-367. Para quem chega de ônibus, os principais terminais são a rodoviária de Porto Seguro e a de Eunápolis (60km).

Outros Lugares Imperdíveis de Porto Seguro
  • praia-de-pitinga-arraial-d-ajuda-1.jpg
  • quadrado-de-trancoso-em-porto-seguro-bahia.jpg
  • praia-de-coroa-vermelha-em-porto-seguro-bahia.jpg
Fechar