• Porto Seguro Bahia

História de Porto Seguro Bahia

É por causa de Porto Seguro Bahia que o Brasil tornou-se conhecido como a terra tupiniquim, população indígena que habitava a região quando os primeiros portugueses desembarcaram de suas caravelas em solo sul-americano no ano de 1500.

Nesta área foi erguido o primeiro núcleo habitacional do país, em 1535. Até então, o rei de Portugal estava mais interessado nas rotas comerciais orientais e apenas nesta época decidiu olhar para oeste e investir nas novas terras descobertas por Cabral décadas antes.

Centro Histórico de Porto Seguro

Porto Seguro Bahia

Muitas construções erguidas neste momento continuam bem conservadas, e é por isto que o centro histórico de Porto Seguro é uma visita imprescindível para qualquer amante da história do Brasil e da época das grandes navegações. Todo o centro histórico é, na verdade, considerado como Patrimônio Histórico Nacional desde 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e é também reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade desde 2000.

Onde tudo Começou: Marco do Descobrimento

Porto Seguro Bahia

Porto Seguro respira história, e assim que o visitante chega ao centro histórico, na parte alta da cidade, sente-se como se tivesse entrado em uma máquina do tempo. Há monumentos, como o Marco do Descobrimento, que estão lá há mais de 500 anos e podem ser observados nos mínimos detalhes. Vale a pena visitar a área tanto durante o dia, quando as construções estão abertas para visitação, quanto à noite, quando podem ser vistas de fora sob o efeito de uma iluminação especial e também da luz da lua e das estrelas.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena

Porto Seguro Bahia
Você logo vai perceber que não faltam igrejas para apreciar. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, por exemplo, é a primeira do país dedicada à padroeira da cidade e abriga um acervo de imagens sacras dos séculos passados. Há também a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia e a Igreja de São Benedito, esta última erguida pelos jesuítas.

Casa da Câmara e Cadeia

Porto Seguro Bahia
Pouco adiante está a Casa da Câmara e Cadeia, uma das mais belas construções do centro, onde atualmente funciona o Museu do Descobrimento. A região também apresenta diversos casarios coloniais, todos muito coloridos e charmosos, onde moradores de Porto Seguro vivem em residências tombadas pelo IPHAN.

Memorial da Epopeia do Descobrimento em Porto Seguro

Porto Seguro Bahia
Para quem gosta das narrativas sobre as grandes navegações, a dica é o Memorial Epopéia do Descobrimento, que fica na praia do Cruzeiro. Além de um parque de plantas nativas e de um pequeno museu, o tour leva o visitante para uma oca indígena Pataxó e para passear dentro de uma réplica em tamanho real da embarcação que Cabral e sua tripulação utilizaram na viagem até Porto Seguro em 1500. O passeio é feito com um guia local de Porto Seguro da tribo Pataxó.

Rota do Descobrimento: Um Tour pelo Principais Marcos Históricos

Para aproveitar ainda mais a visita pela parte antiga da cidade existe um passeio guiado pelos principais lugares da história do descobrimento do Brasil: a “Rota do Descobrimento”. Nele, o visitante é levado até alguns dos principais pontos turísticos de Porto Seguro, que inclui toda a cidade histórica, o Memorial do Descobrimento, a Coroa Vermelha e a igreja onde foi rezada a primeira missa do Brasil. Para garantir a reserva, informe-se em uma agência de viagem em Porto Seguro ou no Hotel Quinta do Sol.

Passeios em Porto Seguro

Além de toda essa carga cultural e histórica, há também uma ampla variedade de passeios turísticos em Porto Seguro, Bahia, como conhecer algumas das mais belas praias do nordeste, aprender sobre a cultura indígena e o desenvolvimento sustentável na Reserva da Junqueira, andar de escuna e mergulhar nas piscinas naturais que se formam em alto mar no Parque Marinho Recife de Fora, fazer aulas de dança nos complexos de praia como o Tôa Tôa e o Axé Moi, pegar a balsa até Arraial d’Ajuda para conhecer o vilarejo e o Eco Parque, entre outros. Ou seja, não faltam opções do que fazer em Porto Seguro.

Praia de Taperapuan

Porto Seguro Bahia

Para começar o dia, a dica é visitar as melhores praias de Porto Seguro. Para quem gosta de beleza natural e agito, a Praia de Taperapuan é o destino ideal. A apenas 3km do Hotel Quinta do Sol, na Orla Norte, Taperapuan reúne os mais badalados beach clubs da região, como o Axé Moi, o Barramares e o Tôa Tôa.

Nestes locais a diversão é garantida com os shows, aulas de dança, espetáculos de humor, atividades e animadores para as crianças, além de muita gastronomia, petiscos e bebida, tudo isso sem perder o mar de vista. Os espaços ainda contam com estacionamento e toda a infraestrutura para o visitante aproveitar as suas férias.

Praia Coroa Vermelha

Porto Seguro Bahia

Mas nem só de agito vive Taperapuan. A extensa orla apresenta também pontos menos movimentados, onde o turista que busca sossego irá entrar em contato com a beleza deste lugar de mar calmo e areias brancas.

Um pouco adiante, a Praia da Ponta Grande oferece belas paisagens para apreciar e fotografar. Além de agradável, é também passagem obrigatória para quem vai a Coroa Vermelha.

Porto Seguro Bahia
Já nas proximidades do centro de Porto Seguro tem a Praia do Cruzeiro, pouco frequentada pelos turistas e onde as águas do rio Bunharém se encontram com o mar. Já a Praia de Curuípe é ideal para mergulho nas piscinas naturais que se formam durante a troca de marés e tem o Melhor Hotel em Porto Seguro. A Praia do Mundai é a escolha dos nativos e também de motorhomes, por ser tranquila e dispor de barraquinhas que garantem música ao vivo e boa alimentação à sombra dos coqueiros. Esta região é ideal para famílias e também para casais que pretendem passar a Lua de mel em Porto Seguro.

Dicas de viagem

Na região faz calor o ano todo. Porém, enquanto no verão as temperaturas costumam passar dos 40ºC, o inverno é mais ameno.
O Réveillon em Porto Seguro é bastante agitado e badalado, com diversas opções de festas para curtir na noite da virada e shows com artistas nacionais e internacionais. O Carnaval em Porto Seguro também é uma festa singular e animada. Por isso, nestes dois momentos os melhores hotéis em Porto Seguro costumam ficar indisponíveis, e é aconselhável planejar-se com antecedência para garantir o seu lugar!
Mas se você não faz questão de conhecer a região na alta temporada, fique ligado nas promoções para Porto Seguro durante o ano. Na baixa temporada, é possível encontrar pacotes de hotel e os melhores passeios turísticos de Porto Seguro Bahia com ótimos preços.
O principal acesso à cidade é pelo Aeroporto Internacional BPS de Porto Seguro ou pela BR-101 e BR-367. Para quem chega de ônibus, os principais terminais são a rodoviária de Porto Seguro e a de Eunápolis (60km).

Outros Vilarejos Vizinhos de Porto Seguro, que Vale a Muito a Pena Conhecer

Porto Seguro Bahia