Porto Seguro Bahia: O Guia Definitivamente Completo

  • Porto Seguro Bahia: O Guia Definitivamente Completo

Porto Seguro, na Bahia, é um dos lugares mais deslumbrantes do Brasil.

A exuberância das paisagens naturais, a riqueza do patrimônio histórico-cultural, as delícias da culinária baiana, os ritmos quentes da música e da dança, a infraestrutura de hospedagem e lazer e a simpatia do povo fazem de Porto Seguro um dos destinos turísticos mais visitados do Nordeste.

Em qualquer época do ano, Porto Seguro é um local incrível para passar o fim de semana prolongado, férias ou curtir o carnaval.

Se na Bahia, é festa todo dia, Porto Seguro, sem dúvidas, é o point certo. O calendário de eventos oficiais tem programação para todos os meses do ano. São 365 dias de muita diversão.

Porto Seguro foi fundada em 30 de junho de 1534, e faz parte do Sítio Histórico do Descobrimento.

O território tem 2.287 km² e a população é de aproximadamente 140 mil habitantes. A cidade fica no extremo sul da Bahia, a 707 km de Salvador.

Como se já não bastasse a beleza natural do lugar, no período de julho a novembro, Porto Seguro recebe as baleias jubarte para um espetáculo de tirar o fôlego.

Neste post você encontrará várias de dicas do que fazer em Porto Seguro: centros históricos, melhores praias, melhores passeios turísticos e as famosas barracas de praia de Porto Seguro Bahia. Curta esta viagem!

História de Porto Seguro

É por causa de Porto Seguro que o Brasil se tornou conhecido como a terra tupiniquim, população indígena que habitava a região quando os primeiros portugueses desembarcaram de suas caravelas em solo sul-americano no ano de 1500. 

Nesta área foi erguido o primeiro núcleo habitacional do país, em 1535. Até então, o rei de Portugal estava mais interessado nas rotas comerciais orientais e apenas nesta época decidiu olhar para oeste e investir nas novas terras descobertas por Cabral décadas antes. 

Muitas construções erguidas neste momento continuam bem conservadas, e é por isto que o centro histórico de Porto Seguro é uma visita imprescindível para qualquer amante da história do Brasil e da época das grandes navegações.

Todo o centro histórico é, na verdade, considerado como Patrimônio Histórico Nacional desde 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e é também reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade desde 2000.  

Pontos Históricos de Porto Seguro

Porto Seguro respira história, e assim que o visitante chega ao centro histórico, na parte alta da cidade, sente-se como se tivesse entrado em uma máquina do tempo.

Há monumentos, como o Marco do Descobrimento, que estão lá há mais de 500 anos e podem ser observados nos mínimos detalhes.

Vale a pena visitar a área tanto durante o dia, quando as construções estão abertas para visitação, quanto à noite, quando podem ser vistas de fora sob o efeito de uma iluminação especial e também da luz da lua e das estrelas. 

Você logo vai perceber que não faltam igrejas para apreciar.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, por exemplo, é a primeira do país dedicada à padroeira da cidade e abriga um acervo de imagens sacras dos séculos passados.

Igreja Nossa Senhora da Misericórdia

Há também a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia e a Igreja de São Benedito, esta última erguida pelos jesuítas. 

Casa da Câmara e Cadeia

Pouco adiante está a Casa da Câmara e Cadeia, uma das mais belas construções do centro, onde atualmente funciona o Museu do Descobrimento.

A região também apresenta diversos casarios coloniais, todos muito coloridos e charmosos, onde moradores de Porto Seguro vivem em residências tombadas pelo IPHAN. 

Memorial Epopeia do Descobrimento

Para quem gosta das narrativas sobre as grandes navegações, a dica é o Memorial Epopéia do Descobrimento, que fica na praia do Cruzeiro.

Além de um parque de plantas nativas e de um pequeno museu, o tour leva o visitante para uma oca indígena Pataxó e para passear dentro de uma réplica em tamanho real da embarcação que Cabral e sua tripulação utilizaram na viagem até Porto Seguro em 1500.

O passeio é feito com um guia local de Porto Seguro da tribo Pataxó.

Para aproveitar ainda mais a visita pela parte antiga da cidade existe um passeio guiado pelos principais lugares da história do descobrimento do Brasil: a Rota do Descobrimento.

Nele, o visitante é levado até alguns dos principais pontos turísticos de Porto Seguro, que inclui todo o centro histórico, o Memorial do Descobrimento, a Coroa Vermelha e a igreja onde foi rezada a primeira missa do Brasil.
 

10% de Descontos em Todos os Passeios Turísticos

Os hospedes do Quinta do Sol Praia Hotel ganham 10% de desconto nesee e em todos os outros passeios da região, entre em contato conosco para mais informações

Centro Histórico

O Centro Histórico de Porto Seguro foi tombado pelo Iphan, em 1973, como Patrimônio Histórico Nacional. Em 2000, foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

No local, estão imponentes construções dos séculos XVI e XVII, como o Marco do Descobrimento, trazido por Pedro Álvares Cabral; as Igrejas Nossa Senhora da Pena, Nossa Senhora da Misericórdia, São Benedito e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro.

É um passeio imperdível. A atmosfera histórica é contagiante, um convite ao passado do Brasil da época do Descobrimento e do período colonial.

Passarela do Álcool

A Passarela do Álcool é um dos cartões postais mais famosos de Porto Seguro.

Formada por casarios coloniais do século XVII, a Passarela fica na barra do Rio Buranhém, que deságua no oceano Atlântico.

A beleza do local atrai milhares de turistas que encontram na Passarela do Álcool as delícias da culinária baiana, a beleza do artesanato e, claro, muita música ao vivo, madrugada adentro.

Memorial do Descobrimento

O Memorial da Epopeia do Descobrimento fica à beira mar. Ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, na orla do Cruzeiro, pertinho do trevo principal de Porto Seguro.

A principal atração é a Nau Capitânia, réplica da embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

No salão principal, estão expostos objetos, peças e documentos que contam a história do Descobrimento do Brasil.
 

Os guias turísticos são descendentes de índios Pataxós. Existe, inclusive, uma Oca - alojamento indígena, com objetos e instrumentos usados para caça e pesca.

Quadrado do Trancoso

O Quadrado de Trancoso foi construído conforme a tradição portuguesa, o Quadrado de Trancoso é um dos destaques do roteiro histórico.

A igreja fica no centro, em volta, formando o quadrado, está o casario colonial, muito colorido.

Alguns imóveis são habitados por nativos, outros funcionam como lojas de marcas famosas, restaurantes e comércio de artesanato.

Não é difícil encontrar pessoas famosas por ali. Passeios calmos devem ser feitos durante o dia, pois à noite o local é palco de muita agitação, música e dança. 

Largo D´Ajuda

A praça foi tombada pelo Iphan. No local, está a secular Igreja Matriz de Nossa Senhora D´Ajuda, construída entre 1549 e 1551; o casario colorido e as árvores frondosas.

Ali o turista encontra lojas de artesanato, cafeterias, bares e lanchonetes. Nada como os deliciosos quitutes baianos para fechar o passeio no Largo D´Ajuda.

Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê é considera como “A rua mais charmosa do Brasil”, a sofisticação de Mucugê, situada no centro de Arraial d´Ajuda, antiga vila de pescadores, contrasta com as paisagens rústicas de Porto Seguro.

O ponto forte é o roteiro gastronômico, além de excelentes restaurantes, o local está cheio de lojas. A vida noturna é bem agitada.

Para quem curte uma balada de qualidade, Mucugê é o endereço certo, cheio de bares temáticos, com ritmos para todos os gostos.

O Que Fazer em Porto Seguro Bahia

Além de toda essa carga cultural e histórica, há também uma ampla variedade de passeios turísticos em Porto Seguro, Bahia.

Como conhecer algumas das mais belas praias do nordeste, aprender sobre a cultura indígena e o desenvolvimento sustentável na Reserva Indígena da Jaqueira.

Andar de escuna e mergulhar nas piscinas naturais que se formam em alto mar no Parque Marinho Recife de Fora, fazer aulas de dança nos complexos de praia como o Tôa Tôa e o Axé Moi.

Pegar a balsa até Arraial d’Ajuda para conhecer o vilarejo e o Eco Parque, entre outros. Ou seja, não faltam opções do que fazer em Porto Seguro.

Para começar o dia, a dica é visitar as melhores praias de Porto Seguro. Para quem gosta de beleza natural e agito, a Praia de Taperapuan é o destino ideal.

A apenas 3km do Quinta do Sol Praia Hotel, na Orla Norte, Taperapuan reúne os mais badalados beach clubs da região, como o Axé Moi, o Barramares e o Tôa Tôa. 

 

Praia de Taperapuan

Nestes locais a diversão é garantida com os shows, aulas de dança, espetáculos de humor, atividades e animadores para as crianças, além de muita gastronomia, petiscos e bebida, tudo isso sem perder o mar de vista.

Os espaços ainda contam com estacionamento e toda a infraestrutura para o visitante aproveitar as suas férias. 

Mas nem só de agito vive Taperapuan. A extensa orla apresenta também pontos menos movimentados, onde o turista que busca sossego irá entrar em contato com a beleza deste lugar de mar calmo e areias brancas. 

Um pouco adiante, a 10km do centro de Porto Seguro, a Praia da Ponta Grande oferece belas paisagens para apreciar e fotografar. Além de agradável, é também passagem obrigatória para quem vai a Coroa Vermelha.

Praia do Espelho

Eleita pela mídia especializada como a praia mais bonita do Brasil, a praia que fica entre Trancoso e Caraíva, local nobre de Porto Seguro, também é conhecida internacionalmente.

Quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais. A beleza do lugar é um convite às caminhadas e à contemplação. Um verdadeiro paraíso.

Saiba mais sobre a Praia do Espelho.

Praia do Curuipe

Urbanizada, esta praia é embelezada por árvores típicas da Mata Atlântica. Não há coqueiros, na parte alta existe uma área gramada.

A coloração amarelada da areia contrasta com o tom esverdeado do mar, que recebe as águas do Rio Buranhém. As águas calmas e os recifes convidam para um mergulho.

A beleza da paisagem é um incentivo a mais para uma boa caminhada. Ao longo da orla de Curuípe há várias barracas de comidas e bebidas.

Praia de Taperapuan

É a praia mais agitada da orla norte de Porto Seguro. Fica a 8 km da Passarela do Álcool. Em Taperapuan nasceu a lamba-aeróbica que conquistou fãs no mundo todo.

Nesta praia estão as barracas mais famosas, restaurantes de excelente qualidade e complexos de lazer.

Na maré baixa, a praia transforma-se em campo para prática de esportes como futebol de areia, vôlei de praia e frescobol. Shows e muita animação agitam a vida noturna de Taperapuan.

Praia do Mutá

A Praia do Mutá é a última praia do litoral norte de Porto Seguro, próximo à divisa com Santa Cruz Cabrália.

Tranquila, aconchegante e cheia de belezas naturais, como os manguezais e os coqueiros. É ponto de parada para embarcações e escunas que levam à Coroa Alta.

A praia de Mutá é ideal para a prática de esportes náuticos.

Praia de Pitinga

Formada por uma enseada pequena com águas cristalinas, a Praia de Pitinga é famosa pelas falésias multicoloridas. A flora tropical completa a beleza do local, que possui boa estrutura de barracas de praia, que servem o tradicional peixe na telha ou o camarão na moranga. A Praia de Pitinga é procurada também por praticantes de salto de parapente.

Praia de Nativos

Para quem curte praia movimentada, a de Nativos é um point badalado durante o dia todo. Clubes de praia, bares, restaurantes e barracas formam a infraestrutura da praia mais agitada de Trancoso. À noite, a balada tem muita música eletrônica e ritmos baianos.

Cabanas de praia mais badaladas de Porto Seguro

Que Porto Seguro é famoso pelos seus grandes complexos a beira mar todo mundo sabe, não é mesmo? Ouvir falar sobre o Toa Toa, Axé Moi ou Barramares não é difícil, quando se fala sobre o destino de Porto Seguro. 

Mas queremos mostrar que Porto Seguro oferece muitas outras opções tão boas ou melhores do que as três famosas barracas de praias que citamos acima. 

Abaixo listaremos as melhores barracas de praia de Porto Seguro. 

A partir dessa lista, com a seleção que fizemos das melhores barracas de praia você poderá escolher quais você se identifica melhor. 

Caso você queira saber mais sobre as barracas de praia acesse este artigo que preparamos exclusivamente para esse assunto.

As 8 Melhores Barracas de Praia de Porto Seguro

Toa Toa

O complexo de lazer Toa a Toa fica na praia de Taperapuan, e é uma das cabanas de praia mais agitadas do norte de Porto Seguro.

A lamba-aeróbica ainda reina absoluta no palco à beira mar. O turista encontra opções como passeios de banana boat, helicóptero e parasail.

Semanalmente acontece uma festa na barraca Toa Toa.

Axé Moi

O Axé Moi também está situado na praia de Taperapuan. Entretenimento não falta neste complexo de lazer à beira mar.

No palco com vista para o mar, bailarinos motivam o público a seguir o ritmo do axé, não importa a idade, o que vale mesmo é a disposição para dançar e aproveitar cada momento ao máximo.

A Axé Moi é ponto de encontro no Reveillon, Carnaporto (após o carnaval oficial) e Outubro Folia.

Recanto do Sossego

Se a ideia é comer bem e em um local paradisíaco, a barraca Recanto do Sossego é o endereço certo.

O cardápio é diversificado com pratos típicos da Bahia, e o atendimento de qualidade faz do local uma das cabanas de praia mais famosas de Porto Seguro.

Esse restaurante italiano na praia fica quase chegando em Coroa Vermelha

Colher de Pau

Há duas décadas, a Colher de Pau é reconhecida pela qualidade do cardápio e dos serviços.

A rica culinária baiana, cheia de temperos da terra, e o melhor da cozinha internacional, fazem da Colher de Pau uma das principais opções do roteiro gastronômico de Porto Seguro.

Manito Praia

O restaurante  ainda é  consideravelmente relativamente novo em Porto Seguro, mas já conquistou o paladar dos turistas.

Está localizado na orla de uma das primeiras praias de Porto Seguro, a Praia de Curuipe.

Vale a pena experimentar os pratos servidos no Manito Praia.

Aproveite os melhores passeios turísticos em Porto Seguro

Já falamos de muitos lugares bacanas para conhecer em Porto Seguro. 

Mas agora falaremos de alguns dos melhores passeios turísticos da cidade.

Como este artigo é um guia local geral, não abordaremos com profundidade nem muitos detalhes dos passeios.

Caso você queira saber mais sobre os incríveis passeios que a região tem para oferecer, acesse o nosso artigo que fizemos sobre os 10 Melhores Passeios de Porto Seguro.

Outro detalhe muito importante que vale lembrar é que os hospedes que reservam direto em nosso site além terem o melhor preço garantido, poderem cancelar sua reserva gratuitamente, parcelamento em até 12 vezes sem juros também ganham um desconto de 10% em todos os passeios turísticos.

Eco Parque

O Arraial d'Ajuda Eco Parque é um dos maiores parques aquáticos latino-americanos, com estrutura similar aos complexos de lazer internacionais.

Parte dos brinquedos foi importada da mesma firma que equipou a Disney. O Eco Parque Aquático tem capacidade par cinco mil pessoas.

O parque possui ampla infraestrutura de alimentação e serviços, é o passeio ideal para a família, principalmente para as crianças.

Parque Marinho Recife de Fora

O incrível passeio de escuna leva cerca de uma hora de navegação, mas vale a pena. O visual do caminho é deslumbrante.

Melhor ainda são as piscinas naturais, muitas delas preservada.

O programa dura em média quatro horas, duas horas de ida e volta, e duas horas para aproveitar as maravilhas naturais do lugar.

Mergulho em Porto Seguro

Se a natureza terrestre já é belíssima, imagine o que é possível encontrar sob as águas do mar de Porto Seguro. A flora e fauna marinha são estonteantes.

Após receber as instruções, o turista pode fazer o primeiro mergulho supervisionado.

Vale muito a pena mergulhar nas águas de Porto Seguro, nem que seja apenas por uma vez na vida. É um imenso aquário natural.

Praia do Espelho

A Praia do Espelho é a terceira praia mais bela do Brasil, e ganhou esse nome porque as águas cristalinas espelham a luz do Sol e da Lua.

Piscinas naturais, falésias multicoloridas e a vegetação nativa encantam os visitantes, o local é paradisíaco.

É possível ir à Praia do Espelho de carro. Deixe para trás os problemas para curtir a beleza do local

Trancoso

Um dos points desse lugar é o famoso Quadrado de Trancoso, formado pelo casario colonial.

No centro fica a igreja do distrito. Descoberto pelos hippies dos anos 70, Trancoso é um destino turístico bastante movimentado.

Recebe turistas do mundo inteiro, que ficam deslumbrados com o cenário histórico e cultural e as belezas naturais como a Praia dos Nativos.

Arraial d´Ajuda

Distrito com menos de 20 mil habitantes, Arraial d´Ajuda é outro passeio que vale a pena realizar.

O ponto final do programa é a praia de Pitinga, mas é neste lugar que o turista vai conhecer a rua mais famosa do Brasil, a Rua Mucugê.

Coroa Alta

O Parque Marinho de Coroa Alta é um imenso banco de areia, aberto ao público.

O passeio de escuna dura cerca de seis horas, começando bem cedo; ao longo do caminho o turista pode aproveitar as águas do mar ou curtir algo bem inusitado, o banho de lama.

Leva cerca de uma hora, partindo de Santa Cruz de Cabrália.

Rota do Descobrimento

A importância histórica de Porto Seguro não poderia ficar fora do roteiro de passeios imperdíveis.

O turista conhecerá o Memorial do Descobrimento, a réplica da Nau de Pedro Álvares Cabral, e uma reserva de índios Pataxó, na Coroa Vermelha, além do riquíssimo patrimônio arquitetônico, histórico e cultural do Brasil.

Conheça e se encante com a Rota do Descobrimento, um city tour histórico completo!

Reserva da Jaqueira

Nessa aldeia indígena da tribo pataxó, o visitante entrará em contato com a cultura indígena, em uma área repleta de belezas da Mata Atlântica.

O passeio leva em torno de duas horas, dependendo da disposição e interesse do grupo.


Descubra como é a vida na Aldeia Indígena Pataxó da Jaqueira.

Dicas de Viagem

Na região faz calor o ano todo. Porém, enquanto no verão as temperaturas costumam passar dos 40ºC, o inverno é mais ameno.

Não é raro casos de sites como o clima tempo errar na previsão do tempo aqui para Porto Seguro. 

Sempre é válido olharmos a previsão antes de viajar, mas saiba que muitas vezes eles erram. 

A boa notícia é que a maioria das vezes eles preveem chuva e isso não ocorre. 

Muito pelo contrário, acaba fazendo um sol com céu brigadeiro.

Réveillon de Porto Seguro

O Réveillon em Porto Seguro é bastante agitado e badalado, com diversas opções de festas para curtir na noite da virada e shows com artistas nacionais e internacionais.

As festas de Réveillon mais famosas de Porto Seguro acontecem na passarela do álcool, também conhecida como passarela do descobrimento, e claro na famosa Arena Axé Moi. 

Na região em torno de Porto Seguro, como Arraial d'Ajuda e Trancoso também acontecem ótimas festas. 

Carnaval de Porto Seguro

O Carnaval em Porto Seguro também é uma festa singular e animada.

Por isso, nestes dois momentos os melhores hotéis em Porto Seguro costumam ficar indisponíveis, e é aconselhável planejar-se com antecedência para garantir o seu lugar! 

Mas se você não faz questão de conhecer a região na alta temporada, fique ligado nas promoções para Porto Seguro durante o ano.

Na baixa temporada, é possível encontrar pacotes de hotel e os melhores passeios turísticos de Porto Seguro Bahia com ótimos preços.

Os hotéis do Quinta do Sol oferecem tarifas incríveis, principalmente na baixa estação. 

Confira nossas tarifas, com até 10% de desconto no valor da diária além dos outros benefícios que oferecemos para reserva direta em nosso site.

Como Chegar em Porto Seguro

O principal acesso à cidade é pelo Aeroporto Internacional BPS de Porto Seguro ou pela BR-101 e BR-367. Para quem chega de ônibus, os principais terminais são a rodoviária de Porto Seguro e a de Eunápolis (60km). 

Gostou dessas dicas turísticas de Porto Seguro? Compartilhe e aproveite as informações para organizar o roteiro de sua viagem!

 Veja outras dicas do que fazer em Porto Seguro.